Itajaí e região têm os maiores índices de violência doméstica contra a mulher no Estado

Foto: Charles Guerra, Arquivo

A região de Itajaí é a que mais registrou casos de violência contra a mulher em Santa Catarina, de acordo com relatório estatístico da Secretaria de Estado de Segurança Pública. Foram 1017 ocorrências, somados os atendimentos da Polícia Militar e os inquéritos remetidos à Justiça pela Polícia Civil.
A segunda regional com mais casos é a Grande Florianópolis, com 895 no total.
Os números correspondem ao primeiro semestre do ano passado e são os mais recentes divulgados pelo Estado. Na conta da regional de Itajaí entram nove cidades, de Balneário Piçarras a Bombinhas, e casos que vão de calúnia e ameaças a assassinato. Uma estatística difícil de digerir, mas que pode, surpreendentemente, indicar avanço.
O grande número de registros passa pelas melhorias na rede de atenção à mulher, de acordo com a professora Adriana Spengler, da Univali, que trabalha na defesa de vítimas de violência doméstica no escritório modelo mantido pela universidade. Ela acredita que a informação, a facilidade de acesso e a resposta da Justiça têm motivado mulheres a relatar as agressões. Mas ainda é pouco.
Há dificuldade em entender que a violência não é apenas física ou sexual. Ameaças, agressões morais e psicológicas dentro de casa também são passíveis de denúncia e proteção para a mulher. Enfrentá-las e combatê-las passa por um trabalho amplo de esclarecimento, que deveria começar ainda na infância.
Temos um longo caminho a percorrer – mas estamos na direção certa.
http://wp.clicrbs.com.br/guarda-sol/2016/03/08/itajai-e-regiao-tem-os-maiores-indices-de-violencia-domestica-contra-a-mulher-no-estado/?topo=98,2,18,,,77

Comentários