A cidade australiana Coober Pedy, que fica ao Norte da Austrália do Sul parece bastante desértica a princípio, sua paisagem sem árvores possui apenas algumas casas espaçadas, algumas pousadas e restaurantes, uma estação de polícia, uma escola e um hospital, mais engana-se quem acha que a cidade só tem isso. A outra metade vive nos subterrâneos, em espaçosas cavernas e túneis, onde foram construídos casas, hotéis, restaurantes, bares e até igrejas.
Coober Pedy foi fundada em 1915 e a cidade surgiu por causa da atividade mineradora. Assim que a mineração começou no local várias pessoas se mudaram para lá, porém logo perceberam que a vida na superfície era muito difícil devida as altas temperaturas do lugar. No verão as temperaturas chegam facilmente aos 40º e chegam a ultrapassar esse valor.
Para solucionar esse problema, os moradores começaram a construir no subsolo, inicialmente usando os próprios buracos feitos nas escavações. As casas são escavadas em encostas e possuem salas, cozinhas, armários e até adegas. As entrada é, geralmente, no nível da rua, e os quartos se estendem para dentro da colina, sendo que os quartos possuem um eixo vertical que permite ventilação para os cômodos.
Além das casas, os moradores realizaram outras construções como igrejas e livrarias no subsolo e a cidade ainda é uma grande exportadora de minérios.
Comentários