Pescadores fecham a BR-101 durante manifestação em Itajaí, no Litoral Norte


Rodovia está fechada nos dois sentidos e o congestionamento passa de 5km - Divulgação/ND
Pescadores artesanais do Litoral Norte bloquearam a BR-101, nas proximidades do acesso à Navegantes e Blumenau, na manhã desta quinta-feira (27). O grupo, que tem entre 200 e 300 pessoas, protesta principalmente contra a falta de atenção do governo federal.
As pistas ficaram interditadas para o trânsito de veículos, com início de liberação somente por volta das 11h20, quando os manifestantes se dispersaram e os bombeiros chegaram ao local para apagar o fogo nos pneus. Segundo a PRF (Polícia Rodoviária Federal), o trânsito ainda está congestionado na região, com cerca de 10 km de fila em ambos sentidos e deve ser normalizado somente no incío da tarde.
Depois de perderem o Ministério da Pesca e Aquicultura, os assuntos do setor foram transferidos para o Ministério da Indústria e Comércio.O movimento não tem ligação com os sindicatos dos pescadores ou armadores de pesca. 

Entre 200 e 300 presoas participam da manifestação - Divulgação/ND
Entre os maiores problemas  estaria a portaria 445, do Ministério do Meio Ambiente, que trata das  475 espécies de peixes que não podem ser pescadas por risco de extinção. Essa legislação é alvo de disputas judiciais desde 2014 e voltou a vigorar com a ajuda de uma liminar em fevereiro do ano passado.
Com a mobilização a categoria, até o ano passado, 15 espécies de peixes que estavam proibidas voltaram a ser liberadas e podem ser capturadas até 2018.
As licenças de pesca também estão entre as reclamações dos trabalhadores, que nesta quarta (26) tiveram uma audiência com o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (PMDB) e pediram apoio para encaminhar um documento com uma pauta de reivindicações ao governo federal.

Pescadores também ocupam alças de acesso à BR-470 - Divulgação/ND

Comentários